quinta-feira, fevereiro 21, 2019

"Minha Fama de Mau"



"Minha Fama de Mau", dirigido por Lui Farias, é o nome de um dos primeiros sucessos do cantor carioca Erasmo Carlos, e também batiza o filme, que por vezes emociona. A obra teve uma boa sacada, pois ao invés de percorrer toda a vida do biografado desde sua infância até chegar a vida adulta, focou em apenas cerca de 12 anos vitais na carreira do roqueiro.

A trama se inicia em 1958, quando um jovem Erasmo, que morava em uma casa de cômodos - onde viviam diversas famílias -, no bairro da Tijuca e sonhava em fazer sucesso como cantor. Um de seus grandes amigos era Tim Maia (Vinicius Alexandre), que lhe ensinou os primeiros acordes de violão, e que já teve seu filme próprio, lançado em 2014. O filme mostra a paixão dele por Bill Halley, a amizade iniciada com um já famoso Roberto Carlos. Todos fatos muito conhecidos, e retratados muito bem na telona.

"Minha Fama de Mau" foca ainda no sucesso do programa da Jovem Guarda, da TV Record, em meados dos anos 1960, ao lado de Roberto Carlos (Gabriel Leone) e Wanderléa (Malu Rodrigues). Ao mesmo tempo, a bela atriz Bianca Comparato surge em vários momentos da década vivendo musas do cantor, finalizando com a aparição da grande paixão da vida dele, Nara - reverenciada no disco Mulher, de 1981, mas que não é focado no filme, que se encerra no começo dos anos 1970, quando Erasmo e Roberto retomam a amizade, que fora abalada em determinado momento - tocante, emocionante quando Roberto Carlos mostra a canção Amigo para o companheiro.

O filme tem elementos que chamam muito a atenção, como por exemplo o uso de imagens reais do Rio de Janeiro dos anos 1960, e também do próprio Erasmo durante apresentações. Aliás, destaque para as reconstituições do programa Jovem Guarda, deixando a música rolar completa. O ator Chay Suede não é nada parecido com Erasmo, mas consegue entrar no papel, e mostrar certo charme. Gabriel Leone também surpreende como Roberto, numa obra biográfica que pode levar às lágrimas.

Duração: 1h56
Cotação: ótimo

Chico Izidro

Nenhum comentário: