sexta-feira, agosto 02, 2019

"No Coração do Mundo"



"No Coração do Mundo", direção de Gabriel Martins e Maurílio Martins, é uma obra realista, que mostra moradores da periferia da mineira Contagem, na Grande Belo Horizonte. O foco está em Marcos (Leo Pyrata), jovem meio sem rumo, que quer acabar com a rotina de trabalhar apenas com bicos e a prática de pequenos crimes. Ele está apaixonado por uma garota e quer dar um jeito de arranjar uma grana.

A luz no fim do túnel surge quando a pequena trambiqueira Selma (Grace Passô, excelente) propõe a realização de um roubo. De acordo com ela, é coisa grande, mas o risco de serem pegos aparenta ser pequeno. Mas o assalto é apenas parte da trama, surgindo quase no final do filme. Até lá, o cotidiano de várias pessoas de Contagem é mostrado, de forma natural e sem pressa: a garotinha brincando com o jabuti no quintal, a moça que cuida de um idoso que não pode sair da cama, a MC obesa que busca uma vida de sucesso fora dali. Sobra espaço ainda para a cobradora de ônibus que acha que aquela vida não é para ela, ou o comerciante preocupado com o futuro de seu irmão caçula. O problema é que por vezes estas histórias paralelas não ajudam e nem se encaixam na trama, deixando aquela pergunta no ar: "qual o propósito de mostrar cenas assim?"

O grande destaque acaba sendo Grace Passô, que já havia arrasado em "Praça Paris", de Lúcia Murat, e volta a chamar a atenção. É segura e dona das cenas.

Cotação: bom
Duração: 1h50

Chico Izidro

Nenhum comentário:

“QUEER”

Foto: Paris Filmes “QUEER”, dirigido por Luca Guadagnino a partir de um roteiro de Justin Kuritzkes, é baseado em romance homônimo de 1985...