Monday, July 10, 2006

Violação de Domicílio (Private_



Violação de Domícilio (Private)

Se você gosta de experimentar o terror, o suspense, tente uma vez esquecer aqueles filmes fantasiosos - tipo A Profecia, Poseidon, A Premonição 3. Você vai vê-los e sabe que é tudo ficção. Mas se você ser ao trabalho ou, diria melhor, o prazer de assistir Violação de Domicílio (Private, de Saverio Costanzo, Itália, 2004) verá algo real. Que está tão distanyte e tão próximo do nosso dia-a-dia. Tudo começa numa noite tranqüila na casa de uma pacata e numerosa família palestina de classe média num dos territórios ocupados por Israel. O pai, intelectual, deseja que a filha vá estudar medicina na Alemanha, os outros filhos menores também estudam e são diferentes daqueles que irão se sacrificar pela causa palestina.
Só que tudo vai mudar quando uma tropa invade a enorme casa e isolada e ali instala um posto avançado do exército israelita. A gfamília fica pr9ivada de tudo o que é seu - só pode ocupar a sala e a cozinha e es´a em determinadas horas do dia.
Há uma solução dada pelo líder da tropa - que a família abandone a casa e vá embora. Porém a família reiste, assim como resistem os palestinos que vivem na Faixa de Gaza e a outras áreas do que um dia foi a Palestina.
O medo, o horror, começa a tomar conta de todos. E se alguém aí viu Poiseidon, vai mais assustado com esta realidade de nossoa dias. Vai se segurar na poltrona, com medo semelhanmte ao que vive a família. Afinal, o que queremn os soldados de Israel ali? Apenas controlar o território ou procurar terroristas, como dissessem - saiam daqui, isso deve pertencer à Israel.
Chocante e nos faz questionar esta guerra milenar. Que, acho, nunca terá fim. Infelizmente. Violação de Domicílio é um daqueles filmes que quando acabo de escrever sobre ele, repito: não percam, não deixem de vê-lo.

No comments: