Friday, July 21, 2006

O Sol



Como é bom assistir a um documentário que trata de um jornal de que várias gerações nem tomaram contato. Mas que, sem querer, foi imortalizado por uma música de Caetano Veloso: O documentário se chama O Sol, direção de Tetê Moraes, jornalista, ex-exilada política.
Fundado em 1967, o jornal carioca teve vida breve, mas se eternizou por formar uma geração de espetaculares jornalistas e por discutir e discordar abertamente da política militar da época. E poderíamos colocar assim: foi meio pai do Pasquim, que surgiria dois anos depois.
Reunidos numa festa, as pessoas que fizeram aquele jornal - que meses de ele nascer Caetano Veloso profetizara na canção Alegria, Alegria: O sol nas bancas de revista, Me enche de alegria e preguiça, Quem lê tanta notícia, Eu vou... - relembram, 40 anos depois, como entraram no jornal, o que faziam, o que queriam da vida.
O filme é quase feito de uma jornalista para jornalistas. Mas quem viveu aqueles conturbados anos de ditadura vai se emocionar, ainda mais com a eletrizante trilha sonora que permeia os cerca de 90 minutos da obra, que a gente nem se cansa. Depoimentos, imagens da época, curiosidades. E quem não viveu, com certeza vai procurar se aprofundar no tema, tão caro a muitos. Uma boa dica é a obra de Elio Gaspari, até agora composta por quatro volumes: A Ditadura Envergonhada, A Ditadura Escancarada, A Ditadura Encurralada e A Ditadura Derrotada

No comments: