Wednesday, November 15, 2006

O Grande Truque


Batman contra Wolverine? Sim. E ambos vivendo no mundo da mágica. Ou como um homem consegue se transportar de um lado para o outro de um palco, atravessando duas portas e sumindo no espaço por cinco segundos? E sem que a platéia consiga descobrir como ele faz a mágica. Esse é o truque que vira uma obsessão de um ilusionista e o segredo mortal de outro em O Grande Truque (The Prestige, de Christopher Nolan).
Belíssimo filme que pode passar despercebido por quem gosta de cinema. Por pura falta de maior divulgação.
A trama parece simples e se passa na virada do século 19 para o 20, numa decadente Londres. No início do filme já sabemos que o mágico Alfred Borden (Chistian Bale) é condenado a morte pelo assassinato do rival Robert Angier (Hugh Jackman). Os dois, no início de carreira, eram amigos inseparáveis, mas depois da morte de um ente querido de ambos, acabam virando inimigos mortais. E Borden é melhor mágico do que Angier, tanto que é o homem que consegue se transportar no espaço e no tempo, o que deixa o rival quase louco para descobrir como ele consegue tal feito.
Angier chega a atravessar o Atlântico e procurar o cientista Nikola Testa (um quase irreconhecível e envelhecido David Bowie, sim, ele mesmo, o excepcional cantor), que existiu na vida real, para que este construísse uma máquina de efeitos especiais.
Bem, mais não conto. Só que é um filme para se curtir e lembrar como é bom assistir o Fantástico aos domingos e nele não encontrar o Mr. M....pena que o Cid Moreira continue por lá com sua entonação de voz para lá de ultrapassada.
Ah, esqueci de explicar: Batman contra Wolverine? Sim, Christian Bale é o novo Batman e o melhor de todos os tempos - Batman Returns -, enquanto que Jackman é o Wolverine dos X-Men e que em 2007 ganha filme próprio.

No comments: