Thursday, January 11, 2007

ERAGON



Nada se cria. Tudo se copia. Nem que seja para pior. Assistir Eragon, do estreante Stefen Fengmeier foi um dos piores 100 minutos de minha vida. Não digo o pior porque, sabem, já passei por momentos horrorosos, principalmente nos dois últimos anos.
Mas se você é masoquista vá ver Eragon e ainda numa sessão das 14h ou 16h em uma sala cheia de "aborrescentes" que não calam a boca, falam ao celular como se estivessem na sala de suas casas, comem os fedorentos mcdonalds (assim mesmo, minúsculo) e abrem latinhas de refrigerantes...
Vamos ao filme...uma cópia das mais descaradas de O Senhor dos Anéis, inclusive terá três partes...haja paciência! Um camponês, Eragon, o também estreante e careteiro Edward Speelers - quase um anagrama de Sleeper, ou seja, sonolento, encontra um ovo e o ovo...bem, surgirá o dragão Safira, com a voz de Rachel Weisz (A única coisa que seria bom de ver no filme e só tem a voz...ninguém merece). O rapazinho, teimoso que nem pedra, descobre através do falso mendigo Brom (Jeremy Irons, talvez com o aluguel do apartamento atrasado), que é o responsável pelo ressurgimento da linhagem dos Cavaleiros do Dragão, que haviam sido dizimados pelo maldoso rei, Galbatorix (um parente distante de Asterix?), um caricato John Malkovich, também devendo algum na praça.
Eragon (alguém aí lembrou de Aragorn???) parte para salvar uma princesa, montado em seu dragão, sendo perseguido pelo Espectro interpretado por Robert Carlyle (o ótimo ator britânico aqui encarnando uma cópia descarada de O Língua-Cobra, de O Senhor dos Anéis) e seus soldados, iguaizinhos aos orcs. No final, uma batalha entre o bem e o mal numa fortaleza (mais SA, tá não cito mais...) e um final em aberto, pois vem aí a parte 2. Socorrooooooooooooo.....
Ah, Eragon foi escrito por um garoto de 15 anos, que agora com 22 anos, já escreveu as outras duas partes. Mérito para ele, isso não dá para negar, mesmo tendo bebido na fonte de J. R. R. Tolkien.

No comments: