Saturday, January 06, 2007

Diamante de Sangue


O ano cinematográfico começou bem. E rebuscando um clichê, um dos filmes mais violentos dos últimos tempos. Porém uma violência real, tão próxima e ao mesmo temnpo tão distante de nós. E uma atuação excelente de Leonardo Di Caprio, por quem não nutro muita simpatia. Ele até começou a carreira bem, com filmes como Diário de Um Adolescente, Gilbert Grape, mas foi decaindo. Bem, o filme em questão é Diamante de Sangue (The Blood Diamond).
A trama é densa, envolvendo contrabando de joiás, traições, guerra civil em Serra Leoa, na África, e racismo. O pescador Salomon Vandy (Djimon Hounsou, de Amistad, Eragon e Constantine) é separado de sua família e é transformado em escravo numa mineração controlada por um grupo rival do governo, quando encontra um enorme diamante, que passa a ser alvo de disputa de guerrilheiros e mercenários, entre eles o ex-militar da Rodésia (atual Zimbábue) Danny Archer (Leonardo Di Caprio, fumando como nunca). Durante a busca ao diamante e entre "belas" cenas de batalhas e fuzilamentos, se envolve com a bela jornalista Maddy Bowen (Jennifer Conelly, de Hulk).
O filme fica tão próximo de nós, ao vermos garotos transformados em soldados sangüinários (alguém aí lembrou de favelas cariocas e o narcotráfico?), miséria, prostituição...Você poderia estar vendo um retrato do Brasil, mas é a África - o tema entre tribos rivais é tão atual, basta só ver o que está ocorrendo atualmente na Somália).
Diamante de Sangue, dirigido por Edward Zwick, ainda tem elementos de Cães de Guerra, clássico do final dos anos 1970 com Michael Caine e que era baseado em magistral romance de Frederick Forsith (O Dossiê Odessa e O Dia do Chacal), O Jardineiro Fiel e Campos do Silêncio (Killing Fields). E poderia facilmente levar um cinco estrelas ou uma nota 10 não fosse o final extremamente longo e desnecessário.

No comments: