Thursday, January 11, 2007

FELIZ NATAL


FELIZ NATAL
A guerra é estúpida. A frase é batida, mas vá lá, vale para o belo filme Noite Feliz (Joyeux Nöel, de Christian Carion). A produção européia retrata um fato real ocorrido no Natal de 1914, durante a 1ª Guerra Mundial, na frente francesa. Um batalhão francês e um escocês lutam contra uma companhia alemã em uma pequena fazenda na França, mas nunca há um vencedor. No meio disso tudo, uma cantora lírica dinamarquesa, Diane Krüger (de Tróia e O Segredo de Beethoven), separada do marido, Breno Fürmann, um tenor alemão e pacifista que havia sido convocado, tem a idéia de cantar para a tropa germânica com o objetivo de ver o amado pelo menos mais uma vez na vida.
A música dos dois acaba unindo as três companhias na noite de Natal, num dos momentos mais singelos e encantadores da história do cinema. E há de se perguntar: por que os homens não aprendem e vivem a guerrear, geralmente por causas idiotas? Os soldados, congelados e morrendo de saudade de suas famílias, acabam confraternizando e descobrindo de que, apesar do que pregavam os seus governos e os líderes religiosos, todos são iguais!!!
O filme tem no elenco Daniel Brühl. Se você não ligou o nome a pessoa...bem, ele é o ator celebrizado em Adeus Lênin...aquele que tentava enganar a mãe após a queda do muro de Berlin.

No comments: