Thursday, December 09, 2010

O garoto de Liverpool



Nesta quarta-feira, dia 8 de dezembro, completaram-se 30 anos da morte de John Lennon. O seu assassino, John Chapman, hoje om 50 anos de idade e cumprindo Life, ou seja, prisão perpétua, volta e meia pede por sua liberdade, o que lhe é sempre negado. Nada mais justo.
E o que já se escreveu sobre John Lennon, o que se filmou...Pois bem, está em cartaz mais um filme sobre o Beatle: O Garoto de Liverpool, direção da inglesa Sam Taylor-Wood. A pergunta que fica: qual enfoque buscar, depois de tanta coisa sobre o astro?
A diretora, que acabou casando com o ator principal, Aaron Johnson, que se consagrou no excelente Kick Ass, e com ele teve um filho, seguiu a linha maternal e extremamente sentimental. O que isso significa?
Lennon foi criado pela tia Mimi - no filme a excelente Kristin Scott-Thomas (Quatro casamentos e um funeral) e só foi conhecer a mãe aos 15 anos, quando estava formando sua primeira banda, The Quarrymen - Os homens de Quarry, o bairro de Liverpool onde ele foi criado. O Garoto de Liverpool exagera no envolvimento do jovem músico com a mãe Mari (Ophelia Lovibond), que o abandonara aos cinco anos de idade. O longa também mostra como Lennon teria virado um roqueiro e sonhava em ser tão grande quando seu ídolo Elvis Presley. E ainda relata a entrada de Paul McCartney e George Harrison na sua vida.
Apesar de enaltecer um dos maiores músicos da história, que após o envolvimento com a japonesa Yoko Ono se tornou também um dos maiores chatos da história, O garoto de Liverpool não passa de um filme que não corre riscos, apoiando-se num roteiro didático e sem imaginação.
cotação: ruim
Chico Izidro

No comments: