Friday, December 10, 2010

Você vai conhecer o homem dos seus sonhos



Esta semana estava revendo Bananas e Tudo o que você queria saber sobre sexo (mas tinha medo de perguntar), quando Woody Allen ainda fazia comédias escrachadas. Lá pelos anos 1980, o cineasta passou a ser mais contemplativo, ainda mais inspirado por um de seus maiores ídolos, o sueco Ingmar Bergman. Seus filmes começaram a ficar, às vezes, meio iguais uns aos outros. Não que isso desmereça o trabalho do nova-iorquino mais neurótico do mundo, que tem uma característica gritante. Ou você ama ou você o odeia. E estou na primeira categoria.
Por mais que encontre similaridade entre uma obra ou outra, sou um entusiasta de seu trabalho. Em seu mais recente trabalho lançado no Brasil (ele já está com um novo projeto em andamento, ainda sem título), Você vai conhecer o homem dos seus sonhos, o diretor trata das desilusões do casamento.
Vários casais estão em crise na história. Um deles acabou um relaciomento de décadas - Helena (Gemma Jones) e Alfie (Anthony Hopkins), que acaba se envolvendo e casando com uma prostituta. Já ela tenta achar conforto no mundo espiritual. A filha deles, Sally(Naomi Watts) tenta se encontrar profissionalmente, ao mesmo tempo que se vê apaixonada pelo chefe Greg (Antonio Banderas). Por sua vez, seu marido Roy (Josh Brolin, de Onde os fracos não têm vez e com maior destaque no filme) é um escritor fracassado que vive um dilema moral, ao ter a possibilidade de publicar um livro que na realidade foi escrito por outra pessoa, e ainda por cima se apaixona por uma vizinha, a musicista Dia (a bela Freida Pinto, de Quem quer ser um milionário).
Então, por mais que Você vai conhecer o homem dos seus sonhos pareça o mesmo do mesmo, Woody Allen consegue mostrar, mais uma vez, que conhece as fraquezas e dissabores do ser humano, que nunca está satisfeito com o que tem.
cotação: ótimo
Chico Izidro

No comments: