Thursday, December 09, 2010

A rede social



O Facebook é a maior rede social da internet do mundo, superando e longe o irmão Orkut. A história de seu surgimento é retratada com vigor num filme chamado exatamente A Rede Social (The Social Network), do diretor David Fincher, que já nos brindou com obras do porte de Seven, Clube da Luta e O Estranho Caso de Benjamin Button.
Baseado no livro-reportagem Bilionários por acaso, de Ben Mezrich, o bom filme mostra como Mark Zuckerberg, ao lado do brasileiro criado em Miami Eduardo Saverin, criou o Facebook após levar o fora da namorada numa noite gelada de 2003. A ideia inicial, no entanto, não era fazer amigos na rede, mas sim fazer um ranking das mais gatas da Universidade de Harvard. Só com o tempo e com o interesse de outros investidores, é que surgiu o Facebook em si.
A história é mostrada em três tempos, dois deles em julgamentos. Num deles Zuckerberg, interpretado como um nerd metido à besta por Jesse Eisenberg (de Zumbilândia), é acusado de ter roubado a ideia de dois gêmeos ricaços (atuação primorosa de Armie Hammer). No outro, o nerd tem de enfrentar seu ex-amigo Saverin, que o acusa de tê-lo deixado de fora da milionária empresa que se tornou o Facebook, querendo uma bolada por danos intelectuais e financeiros.. Na pele de Saverin está Andrew Garfield, de A Outra.
O elenco, composto basicamente por atores jovens, mostra-se afiado. E a história é empolgante, pois o assunto é demais relevante nestes tempos onde é difícil encontrar uma pessoa que não esteja conectada à rede e que não tenha um milhão de amigos, como já cantava Roberto Carlos.

cotaçã: bom
Chico Izidro

No comments: