Thursday, October 27, 2011

Contágio



Para começar, quem sofre de T.O.C. deve passar longe das salas de cinema. Dito isso, vamos a Contágio, direção de Steven Soderbergh, ex-menino prodígio de Hollywood e que estreou em 1989 com o excelente sexo, mentiras e videotape. A carreira do cineasta é bem eclética, chegando agora ao cinema-catástrofe. Sim, Contágio segue aquela linha apocalíptica, onde seres humanos correm sério risco de sumir do mapa.
Nos anos 1970, houve a onda das tragédias naturais, com terremotos, incêndios e até mesmo navios afundando e aviões desgovernados. Na década seguinte, voltaram os extraterrestes, que já haviam infernizado na década de 1950. Mas a partir dos anos 1990 vieram os filmes sobre os mais variados vírus, como por exemplo o ebola. E o exemplo mais famoso é Epidemia, com Dustin Hoffman. Contágio pega, e o trocadilhos infame é proposital, a febre da gripe suína, a H1N1.
Tudo começa quando uma executiva retorna de uma viagem a Hong Kong, com febre, e morre em poucas horas. Um estranho vírus começa a se espalhar rapidamente por algumas cidades americanas e em outras partes do mundo, matando quase que instantaneamente. As autoridades perdem o controle totalmente da situação, com as pessoas transformando-se quase em selvagens. Começa a procura pela cura. E nisto Contágio discute a questão das empresas farmacêuticas, a corrupção e como o ser humano pode mostrar o seu melhor e o seu pior.
Contágio, porém, tropeça ao não dar profundidade a alguns de seus personagens e por vezes a história parece não ter sentido. Sem contar que a explicação sobre como o vírus teve início é risível. A trilha sonora é boa e deixa o clima de suspense empolgante.
E apesar do elenco milionário, que inclui Matt Damon, Gwyneth Paltrow, Lawrence Fishburn, Marillon Cotillard, Jude Law e Kate Winslet, só esta tem uma atuação digna de nota. Law, aliás, foi enfeiado, com direito a dente torto e podre, para interpretar um repórter investigativo e desleixado. E Damon está no piloto automático, com a mesma cara para tudo.
Cotação: regular
Chico Izidro

No comments: