Thursday, October 13, 2011

Contra o Tempo



O militar americano Colter Stevens acorda no corpo de um desconhecido e tem exatos oito minutos para descobrir quem é o terrorista que plantou uma bomba em um trem. A bomba, no entanto, explode, matando todos a bordo, inclusive ele. Corta. Colter desperta novamente e é orientado a continuar sua missão - e ele tem exatos oito minutos antes que a explosão ocorra de novo. O oficial volta ao mesmo ponto, com os mesmos fatos se repetindo indefinidamente. Só que então o militar vai montando o quebra-cabeça no ótimo Contra o Tempo, de Duncan Jones.
A história até lembra, em certo ponto, A Origem, devido as idas e vindas no tempo. Mas enquanto no filme de Christopher Nolan, a viagem de Leonardo diCaprio se dava através dos sonhos, aqui ela acontece através de um experimento do governo americano. Como todo thriller de ação tem seus tropeços: afinal por que o terrorista planeja detonar um trem primeiro ao invés de tentar explodir de vez uma cidade com uma bomba nuclear que transportava numa van? Não seria mais fácil mandar a cidade de vez para os ares?
No mais, Jake Gyllenhaal é um bom ator-camaleão, tanto que vai do filme de uma temática mais pesada como Brokeback Mountain ao apocalíptico O Dia Depois de Amanhã e a aventura O Principe das Trevas, sempre dando confiabilidade aos seus personagens, tipos simpáticos, confiáveis, mas nem por isso enjoados. Vera Farmiga, de O Amor Está no Ar e Os Infiltrados, é por sua vez, uma militar que acompanha os passos de Colter, que acredita estar em uma missão no Afeganistão, mas na realidade está em coma, diagnosticado com morte cerebral, por isso utilizado na missão que trabalha com o subconsciente.
Cotação: bom
Chico Izidro

No comments: