Wednesday, October 26, 2011

Um Dia



No dia da formatura em 1988, Emma Morley e Dexter Mayhew vão para a cama, mas não transam. Acabam conversando por toda a noite e depois dormem entrelaçados, mesmo que tenham queda um pelo outro, criam uma forte amizade que irá se estender pelos próximos 20 anos. Os filmes românticos têm sido pouco imaginativos nos últimos tempos. Então Um Dia, de Lone Scherfig, e baseado em romance do inglês David Nicholls, vem como um sopro de entusiasmo neste marasmo. Um dos melhores filmes do ano, sem sombra de dúvida.
As duas décadas são mostradas sempre no mesmo dia, 15 de julho de cada ano. E esta data é tradicional para os britânicos, pois marca o Dia de São Swithin - se chover, cairá água nos próximos 40 dias. Se fizer sol, serão 40 dias de sol. E há cada novo 15 de julho, vemos como estão Emma e Dexter, vividos espetacularmente por Anne Hathaway (de O Diabo Veste Prada) e Jim Sturgess (de Across the Universe). A garota é absurdamente apaixonada pelo galinha Dexter, que coleciona namoradas como troca de roupa e tenta resistir aos encantos da amiga, que transforma-se de patinho feio em uma bela mulher.
Um Dia retrata os sucessos e frustrações de ambos, que mesmo longe, estão sempre perto um do outro, seja por carta, seja por telefone, seja no coração. Legal também é ver como os personagens transformam-se ao longo do período - a maquiagem é perfeita. A destacar também a evolução tecnológica. Pense bem, em 1988 tinhamos a máquina de escrever e nos anos 2000 os computadores invadiram de vez nossas vidas. A trilha sonora é igualmente interessante, com as músicas marcantes destas duas décadas, mesmo que nela se inclua a chata Tracy Chapman.
Cotação: ótimo
Chico Izidro

1 comment:

Anonymous said...

Ótimo filme, emocionante.
Eu não sou de chorar vendo filmes e chorei TRÊS vezes na primeira vez que vi.(sim, eu assisti mais de uma vez o filme já)
O final é muito bom, me lembra um pouco "The One That Got Away - Katy Perry". A música assim como o fim desse filme trazem uma certa nostalgia e creio que a música descreve os sentimentos do rapaz.