Thursday, March 22, 2012

Protegendo o Inimigo

Protegendo o Inimigo, do diretor sueco Daniel Espinosa, apesar do nome hispânico, não traz nada de novo. Muita correria, perseguições de carros, traidores, tiros, explosões, e um agente novato e desacreditado que vai pegar experiência correndo atrás de um criminoso. Só que todos estes ingredientes foram filmados de forma cuidadosa, trazendo bons diálogos e com atores que dão conta do recado, como Denzel Washington, Brendan Gleeson, Sam Sheppard, Vera Farmiga e Ryan Reynolds, melhorando a cada filme. A trama foi gravada na África do Sul, na bela Cidade do Cabo.
Na história, o Denzel Washington é Tobin Frost, antigo agente da CIA, que deserdou e que acaba se entregando para o governo americano, pois possui uma lista de outros agentes corruptos e está sendo ameaçado de morte. Considerado um traidor, será levado de volta aos Estados Unidos para ser julgado, mas sua escolta é toda assassinada.
O novato Matt Weston (Reynolds), que apenas fazia um trabalho burocrático na cidade sul-africana, recebe a difícil missão de levar Frost de volta. Os dois vão passar por aqueles momentos clichês, de se odiarem, desconfiarem um do outro e aos poucos mudarem de atitude. Denzel dá uma aula de personagem cínico, muito melhor do que seu Alonzo Harris, de Dia de Treinamento, e que lhe deu o Oscar de melhor ator em 2002. Atente para a cena em que Frost tenta penetrar no cérebro de Weston, dizendo quais os próximos passos que ele deverá dar para ser bem sucedido na profissão de espião. Ou quando, furioso, descarrega o revólver num inimigo.
Filmado em locações na Cidade do Cabo, tem belas tomadas de perseguições, inclusive no Estádio Green Point durante o derby Orlando Pirates e Ajax Cape Town e numa favela nos arredores da cidade.

Cotação: bom
Chico Izidro

No comments: