Thursday, October 10, 2013

"Gravidade"

"Gravidade", de Alfonso Cuarón, é um filme angustiante. Transcorre no espaço, onde os astronaustas Ryan Stone (Sandra Bullock) e Matt Kowalski (George Clooney) ficam à deriva após acidente em sua nave, a Explorer.

Um longo plano sequência no início mostra Stone e Kowalski tentando consertar a nave. E o personagem de Clooney fala sem parar. contando causos de sua vida, até que repentinamente os dois são avisados pelos monitores da Nasa de que serão atingidos por pedaços de um satélite russo. O acidente é inevitável, e logo a dupla esta tendo de lutar por sua vida no espaço sideral. Alguém falou que "Gravidade" aproxima-se e muito do clássico "2001 - Uma Odisseia no Espaço", de Stanley Kubrick. Eu o classificaria superior. Tal sua simplicidade ao transmitir o pavor de dois astronaustas sem perspectivas de escapar com vida após o acidente que os deixou vagando no espaço.

Stone e Kowalski observam a grandiosidade da Terra, enquanto tentam achar um jeito de chegar a base espacial russa, a centenas de metros de onde se encontram, presos por um cabo, que os faz se manterem unidos naqueles momentos de pavor e pânico. Logo, Ryan Stone, que tem este nome porque seu pai queria ter tido um filho homem, se verá sozinha, frágil, contando os minutos que ainda tem de vida. E "Gravidade" é isso, a luta pelo improvável.

As cenas em "Gravidade" são fabulosas, repletas de ótimos efeitos especiais, e atuações seguras de Bullock. Seu rosto tenso transmite todo o pânico de uma astronauta que decide viver, apesar de todas as evidências indicarem o contrário. E Clooney é outro destaque, com seu personagem simpático e falante. E a trilha sonora, de Steven Price, é um ponto a destacar. Quando não há o silêncio, já que no espaço o som não se propaga, a música opressiva toma conta das cenas em que Stone aparece solitária, tentando encontrar um modo de fuga.

Cotação: ótimo
Chico Izidro

No comments: