Saturday, October 19, 2013

"Serra Pelada"

"Serra Pelada", de Heitor Dhalia, vai aos anos 1980 para contar a história do enorme garimpo surgido no Pará, e que foi palco da corrida do ouro brasileira. A trama tem como protagonistas o boxeador Juliano (Juliano Cazarré) e o professor Joaquim (Júlio Andrade). Os dois largam tudo em São Paulo, com a ideia de ir para Serra Pelada, e lá conquistar a riqueza. Amigos desde a infância, aos poucos vão se desentendendo, na medida em que vão ganhando dinheiro na extração do ouro. As diferenças surgem, pois enquanto Juliano só quer ganhar o suficiente para sair dali e voltar para a mulher pequena, Juliano fica enfeitiçado pelo poder e também pela bela prostituta Tereza (Sophie Charlotte), mulher de um dos poderosos do local, Coronel Carvalho (Matheus Nachtergaele).

Em determinado momento, aparece na história a figura sinistra de Lindo Rico (Wagner Moura), que não exita em matar alguém que lhe contesta, e que terá papel determinante no confronto final entre Juliano e Joaquim.

"Serra Pelada", porém, restringe-se pouco ao que foi a efervescência do local, que transformou homens em milionários da noite para o dia. A história fixa mais no lado marginal do enorme garimpo, que no auge chegou a ter mais de 100 mil homens trabalhando no local. E isso deixa o final meio inconsistente, perdendo força. Aliás, as cenas de reconstituição são fabulosas, mostrando o que era aquele verdadeiro formigueiro humano. Aliás, vale registrar as excelentes atuações de Juliano Cazarré, Júlio Andrade e principalmente Wagner Moura, com uma estranha careca.

Cotação: bom
Chico Izidro

No comments: