Thursday, October 31, 2013

"O Conselheiro do Crime"

Confesso ter ficado confuso com o novo filme de Ridley Scott, "O Conselheiro do Crime". Não tirei o olho da tela nem por um minuto, mas mesmo assim fiquei boiando em determinado momento da obra do diretor de "Prometheus" e "Blade Runner". O ator Michael Fassbender interpreta o personagem chamado só de Doutor, um advogado que trabalha para criminosos. Ele vive ainda um romance dos sonhos com Laura (Penélope Cruz) e planeja se casar com ela. Por isso precisa juntar dinheiro mais rapidamente possível.

A vida do Doutor entrará num espiral quando ele aceita participar de um esquema de tráfico de drogas vindo do México, mais exatamente de Ciudad Juárez, uma das mais violentas do mundo, convidado pelo traficante Reiner (Javier Bardem), casado com Malkina (Cameron Diaz). Em determinado momento, algo dá errado no esquema, e o Doutor passa a ser perseguido por traficantes do cartel mexicano, que comandam a operação, e vendo sua vida começar a ir para o buraco. A parte final mostra o personagem de Fassbender em estado deplorável por ruas e hotéis sujos.

O filme tem personagens dúbios, como a própria Malkina, numa boa interpretação de Diaz, e outros que aparecem na história para confundir, como Westray (Brad Pitt), que passa a aconselhar o Doutor, este sim acostumado a fazê-lo. "O Conselheiro do Crime" traz muita conversa entre os personagens, ao mesmo tempo que vemos um caminhão carregado de drogas atravessando os Estados Unidos. Enfim, uma obra menor de Ridley Scott, mesmo que conte com um bom elenco, mas sofrendo com o roteiro confuso de Cormac McCarthy, o mesmo de "Onde os Fracos Não Têm Vez".

Cotação: ruim
Chico Izidro

No comments: