Thursday, November 02, 2017

"El Amparo"




"El Amparo", dirigido pelo estreante diretor venezuelano Rober Calzadilla é uma obra baseada em caso verídico ocorrido em uma aldeia de pescadores em 1988, envolvendo civis e militares. É um filme impactante e mostra como os militares e governantes conseguem agir sem emoção e sem escrúpulos.
A história começa quando um grupo de 16 amigos se dirigem à localidade de La Colorada para uma pescaria em um final de semana. Só que ao chegar ao local, eles são atacados por um batalhão do exército e 14 deles são mortos.

Apenas dois sobrevivem, Pinilla (Vicente Quintero) e Chumba (Giovanni García). Eles se atiraram no rio para escapar ao ouvirem os primeiros tiros e quando voltam a sua cidadezinha, são presos. É que o exército alega serem eles, os mortos e os sobreviventes, guerrilheiros que pretendiam fazer um atentado terrorista.

Pinilla e Chumba sofrem todo o assédio físico e psiquico para assumirem serem guerrilheiros, mas são apenas homens simples, que viviam de bicos para sobreviver. E eles não aceitam a pressão dos milicos e de advogados para assinar uma confissão.

As cenas são cruéis, cruas. E evidente que não temos como não tomar partido a favor dos dois homens comuns, que tentam manter a dignidade e esclarecer a verdade, neste bom thriller político sul-americano. Passados quase 30 anos, a solução para o caso continua inconclusa, e talvez nunca venha a tona.


Duração: 1h39min


Cotação: ótimo
Chico Izidro
Post a Comment