Thursday, November 30, 2017

"Thelma"



O filme "Thelma", escrito e dirigido pelo norueguês Joachim Trier, é a indicação oficial da Noruega para o Oscar 2018 de Melhor Filme Estrangeiro. E é uma obra forte, que faz juz a candidatura. Forte e diferente, com elementos sobrenaturais, sexuais e religiosos. Trier já dirigiu os dramas "Oslo, 31 de Agosto" e "Mais Forte Que Bombas".

Desta vez ele mostra a vida da jovem Thelma interpretada por Eili Harboe, de "A Onda", garota que deixou a casa dos pais no interior da Noruega e foi estudar biologia na faculdade em Oslo. Mas ela não é normal. Pelo contrário. É uma menina tímida, criada em um regime religioso, opressivo e rígido.
E mesmo longe dos pais, se sente presa, pois mesmo à distância, eles ligam à toda hora, exigindo detalhes de sua vida - numa cena, a mãe agradece ao marido por poder ter acesso à agenda de Thelma através da internet!
Mas a vida de Thelma vai passar por processos de amadurecimento, quando ela conhece outra jovem, Anja (Kaya Wilkins), uma bela colega de classe, e que vai ser responsável direta por despertar a sexualidade reprimida da protagonista.
Só que além de se abrir para seu homossexualismo, Thelma também sofre com estranhas convulsões, que começam a atrapalhar seu dia a dia, e a trazer à tona estranhos acontecimentos sobrenaturais. E esta força interior da garota aterroriza até mesmo os seus pais, que exigem sua volta para casa - mesmo que isso vá influenciar suas vidas de uma forma nada agradável.
"Thelma" é um fascinante trabalho sobre os efeitos da opressão religiosa, que para muitas pessoas é um puro pesadelo.

Duração: 1h56min
Cotação: ótimo

Chico Izidro

No comments: