Thursday, November 23, 2017

"Por Que Vivemos" (Nazeikiru: Nennyo Shounin to Yozaki Enjou)



A animação "Por Que Vivemos" (Nazeikiru: Nennyo Shounin to Yozaki Enjou), dirigida por Hideaki, é inspirada em fatos do século 15, e foi originada a partir de best-seller homônimo que vendeu mais de 1 milhão de livros no Japão. O roteiro adaptado para o filme é de Kentetsu Takamori, um dos autores do livro e professor da Terra Pura (uma das formas de budismo).

O filme é para pessoas que tem religião. Caso contrário, passe longe. E quando comecei a ver já era tarde. Quase morri de tédio. A trama fala sobre a popularização do budismo no Japão há mais de 500 anos, tenddo como protagonista o camponês Ryoken, que é descrente e não valorizava a sua família, especialmente a mulher, que estava grávida. Mas após uma tragédia, o jovem passa a repensar sua visão de vida, e seguir as palavras do Mestre Rennyo (1415-1499).

"Por Que Vivemos" (Nazeikiru: Nennyo Shounin to Yozaki Enjou) é ambientado na Idade Média, mais exatamente entre um período de guerras civis no Japão. Tudo é visto sob a visão de Ryoken, que passou ele mesmo a pregar o budismo, seguindo os passos de Rennyo, que foi perseguido pelos monges guerreiros do Monte Hiei (em Kyoto) até seu exílio em Yoshizaki, na província de Fukui. Ali ele construiu um complexo de templos, destruídos por um incêndio criminoso em 1474. Apenas para religiosos.

Duração: 1h27min

Cotação: ruim
Chico Izidro
Post a Comment