“ATENA”, dirigido por Caco Souza ("O Faixa Preta" e "Solteira Quase Surtando"), é um thriller de suspense, que vai pegar os gaúchos pela afetividade e proximidade, visto ter sido gravado na serrana Gramado. E trazendo uma história de vingança, com a personagem Atena (Mel Lisboa), que sofreu abusos do pai na infância, e para curar seus traumas, adota a função de uma vigilante – sim, ela sai pela cidade da Serra Gaúcha caçando agressores sexuais, e atuando como uma juíza clandestina, executa os criminosos, enquanto sonha em encontrar o pai abusivo.
Mas como nenhum crime é perfeito, ela vai deixando rastros pelo caminho, e ser investigada por um policial. E também por um repórter investigativo de um jornal local, Carlos (Thiago Fragoso) acaba descobrindo as atividades vingativas da pequena empresária gramadense – Atena é dona de uma pequena butique no centro da cidade.
Através de Carlos, Atena acaba descobrindo o paradeiro de seu pai, escondido e com nova família em Montevidéu, partindo para o Uruguai, para confrontar o seu passado.
O roteiro é até bem interessante, pena que a execução seja falha, com vários furos de roteiro, outros momentos em que o espectador fala: “ops, como assim?”, tal a facilidade em que os personagens se livram de problemas ou se encontram nos momentos mais impossíveis.
Porém, apesar de seus defeitos, “Atena” é um filme necessário, para mostrar os riscos que sofrem as mulheres naquele lugar que deveria ser seu porto seguro, suas casas, e enfrentando ainda a negligência das autoridades.
“A primeira coisa é entender que o medo, a tensão, a urgência — tudo isso já tá no nosso cotidiano. No Brasil, o suspense não precisa de efeito especial, ele tá no olhar da mulher que volta pra casa à noite, olhando por cima do ombro”, disse o diretor Caco Souza. “’Atena’ flerta com a linguagem do thriller, sim, mas o que dá a cara brasileira é o que ela carrega no peito: A raiva contida, o trauma, e a coragem de transformar dor em ação”, completou.
Cotação: regular
Duração: 1h25
Trailer: https://www.youtube.com/watch?v=4nWq_Sq3YEo
Nenhum comentário:
Postar um comentário