Fotos: Edison Vara e Cleiton Thiele/Ag.Pressphoto
O LONGA-METRAGEM “PAPAGAIOS”, do diretor Douglas Soares, conquistou a escolha do público do 53º Festival de Cinema de Gramado como “Melhor Longa-metragem Brasileiro pelo Júri Popular”, além do protagonista, o ator Gero Camilo, que dá vida a Tunico, o mais famoso “papagaio de pirata” do Rio de Janeiro, como “Melhor Ator”.
O filme ainda venceu os Kikitos - troféus que representam a maior premiação do cinema nacional - de Melhor Direção de Arte, por Elsa Romero, e de Melhor Desenho de Som, por Bernardo Uzeda, Thiago Sobral e Damião Lopes, completando no total quatro categorias.
“Muito feliz com essa premiação que é a resposta do público para o filme e, realmente, nós buscamos fazer uma produção que dialogasse com o espectador. Foi muito legal perceber que ‘Papagaios’ foi bem comentado pelo público e pela crítica no Festival de Gramado. Eu quero agradecer a toda a nossa equipe, pelo empenho e pela brilhante entrega”, comenta o diretor Douglas Soares.
“Papagaios” traz uma sátira social sobre os limites éticos da fama, em um suspense marcado por mistérios e uma pitada de comédia, indagando sobre o que o ser humano está disposto a fazer para aparecer na televisão. O ator Gero Camilo dá vida a Tunico, o mais famoso “papagaio de pirata” do Rio de Janeiro, um grande representante da classe e que sempre está perseguindo repórteres para aparecer na TV, seja em tragédias, velórios de famosos ou nos noticiários. Depois de uma matéria sobre um grave acidente em um parque de diversões da cidade, ele conhece Beto, interpretado por Ruan Aguiar, um jovem misterioso que se torna seu aprendiz. Esse encontro revelará a face oculta da busca pela fama a qualquer custo, em um Brasil com mais de 70 milhões de televisores ligados todos os dias.
“O trabalho com Gero Camilo vem de uma paixão de anos. Ele completa agora 25 anos de cinema e eu sempre quis fazer esse filme com ele, proporcionando também que ele participasse ativamente em uma construção coletiva”, explica o cineasta.
Premiado como o Melhor Ator na 53ª edição do Festival de Cinema de Gramado, Gero Camilo, que participou pela primeira vez do evento, agradeceu o destaque do seu trabalho pelo júri da edição e referiu o seu Kikito para toda a equipe do filme. “Não existe ‘melhor ator’, existem destaques, que são apoiados em um coletivo de trabalhos. O cinema é uma arte coletiva. Eu não sou o melhor, eu sou um destaque, que representa uma voz comunitária, de uma indústria e de uma equipe que busca a sua narrativa e fortalece a cinematografia brasileira. Estou muito feliz com a honraria que recebemos”, comenta o ator.
O Júri Oficial de longas-metragens de ficção da edição de 2025 do Festival de Cinema de Gramado foi composto pelo ator Edson Celulari, pela atriz Isabel Fillardis e pelos cineastas Sergio Rezende, Fernanda Lomba e Petrus Cariry.
Veja Trailer de “Papagaios” no YouTube: https://www.youtube.com/watch?v=n2vT_2QJNwM
Nenhum comentário:
Postar um comentário