Friday, August 31, 2007

CIDADE DOS HOMENS




Acerola (Douglas Silva) e Laranjinha (Darlan Cunha) cresceram...vão fazer 18 anos e querem mudar as suas vidas na favela em Cidade dos Homens, de Paulo Morelli. Extremamente realista e mais violento do que o seriado que nos acostumamos a ver na sexta-feira à noite desde 2002 na tevê, a dupla de amigos aqui continua se metendo em enrascadas. Afinal são azarados desde que vieram ao mundo. Porém agora a maioridade pesa sobre eles.
Acelora já é pai do pequeno Clayton (os gêmeos Vítor e Vinícius Oliveira), que teve com a única namorada, Cristiane, que está de malas prontas para ir trabalhar como babá em São Paulo. Laranjinha, por sua vez, continua na busca incessante pelo pai que não conheceu. Atrás de tudo isso, um Rio de Janeiro sufocante e a briga pelo controle dos morros pelos traficantes. Cidade dos Homens é nu e cru, sem cair em pedantismo. A vida nos morros é cruel e a morte pode estar do lado, ao dobrar uma de suas inúmeras vielas.
Mas também tem bom humor, com piadas afiadas disparadas principalmente por Douglas Silva, que é a cara de Pelé. Ele é melhor ator do que seu parceiro de cena, Darlan, que longe de seu personagem Laranjinha, já decepcionou como o garoto classe média de Meu Tio Matou um Cara.
O filme também tem uma boa sacada, ao relembrar momentos dos dois garotos desde o início da série há cinco anos atrás. Cidade dos Homens é feito para ser visto e revisto.

No comments: