Thursday, August 09, 2007

Saneamento Básico, o Filme



Não quero e nem pretendo ser bairrista, pois achei Cão sem Dono muito fraco. Mas Jorge Furtado mais uma vez acerta no delicioso Saneamento Básico, o Filme. Seja pela excelente equipe de atores, seja pela piada do filme dentro do filme, seja pelos diálogos ensandecidos, onde mal dá tempo de o expectador parar de rir e já emendar outra gargalhada.
Uma pequena comunidade na Serra Gaúcha, Linha Cristal, perto de Bento Gonçalves, quer solucionar o problema de uma fossa que impregna o local de um intenso mal cheiro. E pede ajuda para a prefeitura. Porém verba não há para tanto. O que resta são R$ 10 mil para a realização de um vídeo e se não for utilizado para tal, o recurso será devolvido para os cofres de Brasília.
Então Maria (Fernanda Torres) e o marido Joaquim (Wagner Moura) planejam a realização de um filme de ficção de...monstro...pois ficção tem monstro, segundo ela. Gasta-se um pouco e o resto vai para a obra sanitária. Com a participação da irmã Silene (Camila Pitanga, deslumbrante) e o namorado Fabrício (Bruno Garcia tirando sarro dos atores canastrões), a trupe tenta filmar a história. Que foge ao controle e fica mais empolgante e dispendisiosa com a entrada de Zico (Lázaro Ramos), dono de uma empresa de filmagens de casamentos e metido a cineasta. A coisa acaba tomando proporções "hollywoodianas".
Saneamento Básico, o Filme, conta ainda co m o veterano Paulo José, que faz o italiano pai das meninas e dono de uma loja de móveis. É vísivel a batalha de Paulo José em driblar o Mal de Parkinson, doença que o aflige há mais de uma década. Não deixe de assistir. Satisfação garantida.

No comments: