quinta-feira, agosto 06, 2009

INIMIGOS PÚBLICOS



INIMIGOS PÚBLICOS (PUBLIC ENEMIES, de Michael Mann, de Colateral, Miami Vice e Fogo Contra Fogo) nos remete à década de 1930, em plena era da depressão norte-americana. Era um período em que a máfia prosperou, principalmente com Al Capone. Um ladrão de bancos ficou famoso na época, John Dillinger, que aqui é interpretado por Johnny Depp, sempre competente e sem fazer muita força, pois parece ter nascido para fazer papéis de "gauches" na vida. Queridinho da imprensa por ser um ladrão que roubava bancos, mas não tocava no dinheiro dos clientes que estivessem na agência na hora dos roubos, era chamado de Robin Hood. Bom vivant, acaba caindo de amores pela mestiça de mãe índia com pai francês Billie Frechette (Marion Cotillard, de Piaf, um Hino ao Amor). E Michael Mann fixa muito suas história neste romance, que acabará sendo um dos principais culpados pela queda de Dillinger. O ladrão teria uma morte que remete a Bonnie e Clide, com Warren Beatty e Faye Dunaway. INIMIGOS PÚBLICOS é violento, assim como era àquela época, com cenas bem-feitas de tiroteiros, fuzilamentos, assaltos a bancos. O diretor bebeu bem nas fontes como o já citado Bonnie e Clide, além de O Poderoso Chefão e Os Intocáveis. Só que é um filme que não dá vontade de ver outra vez. Acabou. Passemos para a próxima.
Chico Izidro

Um comentário:

Magda Guimarães disse...

Chico!
Meu primeiro filme mudo! Fui assisti-lo logo que estreou em Londres em 3 de julho, com meu inglês básico suficiente o bastante para 2 ou 3 frases completas... ainda bem que tem coisas que não precisam palavras para entender. Ainda bem!

“QUEER”

Foto: Paris Filmes “QUEER”, dirigido por Luca Guadagnino a partir de um roteiro de Justin Kuritzkes, é baseado em romance homônimo de 1985...