Thursday, August 13, 2009

BEM-VINDO






O garoto Bilal (Firat Ayverdi) tem dois grandes sonhos na vida: chegar à Inglaterra para jogar pelo Manchester United e também encontrar a namorada, Mina (Derya Ayverdi), que não vê há vários meses. O problema é que ele está ilegal na França, depois de passar três meses caminhando entre o Iraque e o país europeu. Agora, um problema à sua frente: cruzar o Canal da Mancha. Este é o mote de BEM-VINDO, de Phillipe Lioret. O drama de Bilal retrata bem o que sofrem os imigrantes na Europa, principalmente com o preconceito. Numa cena emblemática, após um grupo de imigrantes ser impedido de entrar num supermercado, sob o olhar indiferente das pessoas, um dos personagens centrais da trama diz para outro: "Por que você não fez nada?" e ouve como resposta: "O que eu poderia fazer e além do mais não quero arranjar problemas", para ouvir em seguida: "Acho que terei de comprar um livro de história para você!". Chocante.
Voltando a Bilal, ele quer atravessar o Canal da Mancha, que separa a França da Inglaterra, e ganha o apoio do professor de natação Simon (o ótimo Vincente Lindon), que mesmo sabendo estar indo contra a lei e com uma separação incômoda em sua vida, não desiste de ajudar o garoto de 17 anos. Bilal, não bastasse a perseguição na França, ainda vem de uma etnia perseguida no natal Iraque, ele é curdo, povo perseguido cruelmente no período da ditadura de Sadam Hussein.
O término de BEM-VINDO é marcante, mostrando um jogode futebol entre o Manchester United e o Lyon francês. Pode-se ali fazer uma leitura de que apesar da crescente xenofobia na Europa, o futebol, com sua crescente importação de jogadores de todas as partes do mundo, supera as barreiras do preconceito. Pelo menos dentro das quatro linhas...Chico Izidro

No comments: