Wednesday, May 19, 2010

CHICO XAVIER









CHICO XAVIER, de Daniel Filho, mostra a vida do médium brasileiro, considerado por muitos um santo e por muitos um charlatão. Bem, nunca saberemos a verdade. O filme do diretor global, no entanto, mostra-se totalmente parcial. Chico Xavier era um ser especial, isso ninguém pode duvidar.
O drama tenta fugir, sem sucesso, do didatismo, entremeando a vida do mineiro de Pedro Leopoldo com uma entrevista concedida por ele a uma emissora de televisão paulista no final dos anos 1960. O personagem é interpretado por 3 atores – na infância por Matheus Costa, no começo da fase adulta por um caricato Angelo Antônio e finalmente por Nelson Xavier, que deixa o espectador boquiaberto, tal sua semelhança física com Chico Xavier.
Daniel Filho, diretor do sucesso Se eu fosse você (uma bobagem do cinema nacional), sabe estar mexendo com vespeiro. Por isso, decidiu cercar-se de atores do primeiro time da Globo, como Toni Ramos, Cristiane Torloni, Cássia Kiss, Cássio Gabus Mendes (como um intolerante padre católico), a cada vez mais bela Letícia Sabatella e Pedro Paulo Rangel. Mesmo assim, apresenta um trabalho capenga, que vai agradar somente aos seguidores da doutrina espírita.

Cotação: regular
Chico Izidro

No comments: