Wednesday, March 23, 2011

Desconhecido




Quase aos 60 anos, Liam Neeson descobriu o seu nicho nos filmes de ação. Até me faz lembrar Sean Connery, mas ao contrário. O grande escocês começou como 007 e depois passou a fazer filmes mais cabeça.
No ano retrasaado, Neeson foi protagonista do violento Busca Implacável. Agora ele é o astro de Desconhecido (Unknow), direção de Jaume Collet-Serra. Uma trama que mistura Hitchcock e até mesmo Polanski - no bom Busca Frenética, de 1988.
Desconhecido não tem nada de novo, inclusive trazendo à tona a velha história do homem que tem a identidade roubada por outro homem. E ninguém acredita nele, nem mesmo a sua esposa. Ainda tem a ajuda de uma garota bonita - sempre o herói consegue carregar junto uma garota, que passa a correr risco de morte como ele.
O interessante é que apesar de todo este amontoado de clichês, Desconhecido surpreende. O filme traz uma revelação surpreendente em sua meia-hora final, enigma que pouca gente talvez tenha decifrado antes.
Passada numa gélida Berlim durante convenção científica, envolve assassinos e imigrantes ilegais. E como escrevi lá no início, Liam Neeson se sente à vontade no papel do cientista Martin Harris, que tem a identidade questionada. E duas belas mulheres roubam as cenas - Diane Kruger como uma imigrante da ex-Iugoslávia e January Jones interpretando a esposa do dr. Harris. Um filme que vale uma espiada.
Cotação: bom
Chico Izidro

No comments: