Wednesday, March 23, 2011

Vips




Escrever que Wagner Moura é um excelente ator é chover no molhado. Dá para lembrar suas hilárias aparições no humorístico Sexo frágil e depois no cinema, com Carandiru, Abril despedaçado e Saneamento básico, entre outros. Mas o ator ficou eternizado como o Capitão Nascimento em Tropa de Elite.
Agora o baiano desvincula totalmente sua imagem do violento policial ao interpretar o esquizofrênico ou seria malando Marcelo Nascimento da Rocha em Vips, de Bráulio Mantovani e Toniko Melo. Baseado no livro Vips – Histórias Reais de um Mentiroso, de Mariana Caltabiano, conta a vida do rapaz que se faz passar por Henrique Constantino, filho do dono da empresa aérea Gol, Nenê Constantino. Ele não encarnou, no entanto, só o ricaço. Também passou por guitarrista do Engenheiros do Hawaii, olheiro da Seleção Brasileira e até líder do PCC durante rebelião no presídio de Bangu.
Abandonado pelo pai e criado pela mãe cabelereira, o garoto tinha a extrema facilidade em fazer imitações. Ou seja, poder passar por quem não era. Antes de se transformar em Henrique e sonhando em ser piloto de avião, trabalhou em Mato Grosso para traficantes, chegando a ser preso.
O auge de sua performance, porém, foi a transformação no herdeiro da empresa aérea em 2001. Marcelo passou quatro dias na pele de Henrique no carnaval de Recife. Ficou num resort para ricaços, fez amizades com atores e atrizes globais e chegou a dar entrevista para o programa Amaury Jr e apareceu na capa de revista de celebridades. Ele ficou tão convicto de ser Henrique, que mesmo desmascarado, continuou a acreditar em sua farsa, mostrando nítidos sinais de esquizofrênia.
E Wagner Moura dá conta do recado - ele está em 100% das cenas. E tem atuação impecável, um camaleão assim como o personagem que interpreta. Até mesmo seu Marcelo adolescente é convincente, apesar de o ator estar com 35 anos. Imperdível e divertido.
cotação: bom
Chico Izidro

No comments: