Wednesday, March 23, 2011

Restrepo



Talvez o mais impactante filme de guerra já feito, mesmo porque como diz um apresentador da ESPN Internacional - incrível, pero real. Sim, Restrepo não é um filme qualquer. Dirigido pela dupla Tim Hetherington e Sebastian Junger, o documentário segue o dia a dia de um grupo de soldados americanos enviados para o Vale do Korengal, no Afeganistão, um dos lugares mais letais do mundo.
E o local é atrolhado de talibãs, que não param de cometer ataques à unidade, formada por cerca de 15 homens, basicamente jovens, quase garotos. Que acabam se questionando o que fazem naquele final de mundo poeirento e hostil.
Restrepo é o sobrenome de um paramédico morto pelos insurgentes muçulmanos no Vale dias depois de eles se fixarem no lugar. Assim, a base acaba sendo batizada com o nome do soldado.
No documentário, as câmeras frenéticas não param de seguir os soldados em suas missões e até nos mínimos afazeres no acampamento. E são registrados muitos momentos de violência, com o nervosismo estando sempre presente. Pois não se vê o inimigo. Mas sabe-se que ele está lá, de tocaia. Tanto que uma das cenas mais chocantes de Restrepo mostra a morte de um soldado durante uma emboscada. Ver o desespero do colega nos faz pensar no sentido absurdo da guerra.
cotação: ótimo
Chico Izidro

No comments: