Sunday, June 12, 2011

Homens e Deuses



Em 1992, ocorreram eleições gerais na Argélia. E os radicais islâmicos acabaram vencendo, para desespero dos americanos e franceses. Os militares, apoiados por essas forças ocidentais, acabaram então por aplicar um golpe. Desde então o país, antiga colônia da França e independente desde 1962, vive uma guerra civil não declarada.
Os muçulmanos refugiaram-se no interior do país, e dali fazem incursões terroristas à capital Argel, ou assassinam os estrangeiros que inadvertidamente penetram seu território. Então imagine você ser estrangeiro e ainda por cima um monge católico? Inimigo duplamente.
Eset é Homens e Deuses, belo filme dirigido por Xavier Beauvois. Nele, oito monges franceses, dois deles vividos pelos veteranos Lambert Wilson (The Matrix Reloaded) e Michael Lonsdale (de O Dia do Chacal) vivem numa miserável aldeia argelina, onde trabalham como médicos para a pobre população local. Até que suas vidas começam a correr perigo com as ameaças dos mujahedin (ou guerreiro santo). E a questão passa a ser...eles abandonam seus ideais e salvam suas vidas ou permanecem no vilarejo e acabam sendo mortos pelos terroristas? Além disso, recusam a proteção do exército local.
O suspense é crescente e ficamos torcendo para que eles arranquem daquele lugar inóspito. A cena em que os monges celebram o Ano Novo ao som de Tchaikovsky e refletem sobre o futuro é fantástica. Aliás, Homens e Deuses não é fácil de se assistir. Pois assim como a vida desses religiosos é de reflexão, as tomadas são longas, por vezes paralisante. Silenciosas.
Cotação: ótimo
Chico Izidro

No comments: