Friday, June 10, 2011

X-Men - Primeira Classe



Com a crise dos mísseis em Cuba em 1962 como pano de fundo, X-Men - Primeira Classe é provavelmente o melhor filme de toda a série sobre os seres mutantes. Temos aqui a origem da trupe comandada pelo paraplégico Professor Charles Xavier (James McAvoy), com o poder de ler a mente das pessoas e que tem explicado no filme como ele foi parar na carreira de rodas.
A história, dirigida por Matthew Vaughn, também mostra o início da amizade de Xavier com o judeu sobrevivente do Holocausto Erik Lehnsherr (Michael Fassbender, uma grata surpresa e que tem a melhor atuação entre todos e que pode ser visto ainda em Bastardos Inglórios), mutante que viria a se tornar seu inimigo mortal Magneto.
Porém em X-Men - Primeira Classe eles ainda estão unidos e têm de evitar o início da 3ª Guerra Mundial, objetivo do ex-nazista e assassino da mãe de Erik, o dr. Sebastian Shaw (o veterano Kevin Bacon, extremamente canastrão).
Foi muito bem sacada a ideia de situar a trama na verídica crise entre americanos e soviéticos em 1962, quando os comunistas instalaram mísseis em Cuba, usando ainda imagens de arquivo do ex-presidente J.F. Kennedy, assassinado um ano depois.
Os diálogos também estão afiados, sendo a melhor piada aquele em que Xavier e Erik encontram o mal-humorado Wolverine num pub. A gatinha Jennifer Lawrence, destaque do ótimo Inverno da Alma, também chama a atenção em sua atuação como Mistíca, que não aceita sua condição de mutante, apesar de ser desejo dos homens na história.
cotação: bom
Chico Izidro

No comments: