Sunday, June 12, 2011

Namorados para Sempre



Esqueça o lamentável título nacional, que sugere uma história choramingas e previsível. Namorados para Semrpe ou no original Blue Valentine (algo como namoro triste), de Derek Cianfrance, vemos a relação do casal formado por Dean (Ryan Gosling, de A Garota Ideal e Tolerância Zero) e Cindy (Michelle Williams, de Dawson's Creek e Brokeback Mountain). Só que a história não é contada de forma convencional. Ela vai e volta no tempo, sem que em nenhum momento a gente perca o fio da meada.
Em Namorados para Sempre, começamos a acompanhar tudo no momento em que o relacionamento entre Dean e Cindy parece se dirigir para o término, quando a morte do cão da filha deles mostra a fragilidade do casamento. Dean é um cara que não pretendia casar ou muito menos ter filhos. Sua vida era simples, trabalhando numa empresa de mudanças. E isso parecia lhe ser o suficiente. Até dar de cara com a doce Cindy, que tem um namorado extremamente egoista e violento. Ela sonhava em ser médica, mas teve de se contentar no emprego de enfermeira, onde é descaradamente cantada pelo chefe.
O momento em que Dean e Cindy ficam juntos pela primeira vez é um dos mais cativantes dos últimos tempos no cinema. Cindy dança sob a luz da entrada de uma loja, enquanto que Dean toca uma pequena viola. Gosling e Williams, que concorreu ao Oscar de melhor atriz, têm atuações impecáveis e mostram grande química, num filme onde a esperança e sua antítese, a desesperança, andam de mãos dadas.
Cotação: ótimo
Chico Izidro

No comments: