Friday, January 25, 2013

"Jesse e Celeste - Para Sempre"

Quem já separou sabe como é difícil o processo. "Jesse e Celeste - Para Sempre", dirigido por Lee Toland Krieger, mostra bem isso. Os dois se conhecem desde idos tempos de colégio, cresceram juntos, casaram e perto dos 30 anos, vivem uma separação que não parece ser dolorosa, já que agem como ainda estivessem juntos - com direito aquelas brincadeirinhas irritantes e constrangedoras de casais apaixonados. Eles têm medo de seguir adiante. Tanto que seis meses após a separação, Jesse (Andy Samberg continua vivendo num quartinho no fundo da casa de Celeste (Rashida Jones). Ele, pouco estudo, surfista e artista plástico, ela sósia em uma agência de marketing com o gay Scott (Elijah Wood, impagável e ótimo como o amigo conselheiro).

Celeste acha o ex-marido imaturo, quer seguir adiante, ter um filho. Por isso desiste de Jesse, que porém parece ter desistido antes, ainda mais quando descobre ter engravidado a bela Veronica (Rebecca Dayan), quando ainda curtia a fossa da separação. Agora pretende casar com ela e crescer. Aí Celeste desespera-se, naquela velha história, não quero mais, mas a outra pessoa não pode ser de mais ninguém. Fica então aquele volta, termina, volta, termina, arrependimentos, coisas ditas na hora errada. Nada mais real.

Rashida Jones, filha do maestro Quincy Jones e originária do seriado The Office, é linda e cativante, e segura bem as pontas como a indecisa da hora. Pena que seu par, Andy Samberg, comediante saído das fileiras do Saturday Night Live, não tenha estofo suficiente para carregar o personagem. Mas num paradoxo, talvez aí esteja a magia da coisa - por ser um ator cômico, sua fraqueza para um papel dramático acaba engrandecendo Jesse. Aqui e acolá vemos pedaços de nossas vidas na tela, e pensamos, onde erramos num relacionamento para que ele naufragasse?

Cotação: bom
Chico Izidro

No comments: