Thursday, January 31, 2013

"João e Maria - Caçadores de Bruxas"

As histórias dos Irmãos Grimm, em sua essência, têm um clima sombrio, com muito terror, e elementos como canibalismo, erotismo, zoofilia, pedofilia e por aí vai. Com o tempo e adaptações, elas foram ficando mais leves e viraram familiares quando caíram nas mãos da Disney. Uma nova safra de filmes resolveu resgatar a antiga essência. Um dos frutos é "João e Maria - Caçadores de Bruxas", direção de Tommy Wirkola. Pena que o resultado tenha sido decepcionante.

Quando crianças, João e Maria (no original Hansel e Gretel, e é completamente enervante escutar os personagens serem chamados pelos seus nomes originais, e na legenda a gente ler João e Maria), são escondidos pelo pai numa floresta. Ali caem nas mãos de uma bruxa, que os engorda com doce para devorá-los. Os irmãos conseguem escapar, matam a bruxa e descobrem sua vocação. Anos depois, já adultos, percorrem a Alemanha como mercenários, caçando bruxas em troca de polpudas recompensas. O destino é Augsburg, na Baviera, onde muitas crianças foram sequestradas por uma feiticeira. João (Jeremy Renner, de Guerra Contra o Terror) e Maria (Gemma Arterton, de 007 - Quantum of Solace) são contratados pelo prefeito para resgatar a piazada das mãos da bruxa má, vivida pela Famke Jansen (X-Men).

O festival de bobagens impera. Em plena Idade Média, João injeta insulina em si próprio, pois como foi forçado a comer muitos doces quando criança ficou diabético, Maria utiliza uma metralhadora para matar as bruxas e tem até uma taser para dar choques nos inimigos. É demais para minha paciência.

Cotação: ruim
Chico Izidro

No comments: