Thursday, February 07, 2013

“Caça Aos Gangstêres”

Como um filme reunindo um elenco de primeira consegue resultado final tão pífio? Pois “Caça Aos Gangstêres”, dirigido por Ruben Fleischer , consegue. Em cena Sean Penn, Josh Brolin, Ryan Gosling, Nick Nolte, Giovanni Ribisi, Emma Stone e Robert Patrick. No final, você jura que caiu numa pegadinha de mau-gosto. Para começar, o filme não esconde tentar copiar vários clássicos que destacam a máfia, como “Os Intocáveis”, “Uma Cilada Para Roger Rabbit”, “Dick Tracy”, ”Bugsy", filme de Warren Beatty sobre o mafioso judeu criador de Las Vegas.

A história transcorre no final dos anos 1940, em Los Angeles, onde o ex-boxeador e agora mafioso Mickey Cohen, que realmente existiu e no filme é vivido por Sean Penn, domina o mercado de drogas da cidade e pretende expandir seus negócios. Claro que ele tem no caderninho de pagamentos juízes, policiais, advogados. Sua influência nociva incomoda o incorruptível chefe de policia Bill Parker (Nick Nolte), que decide montar um esquadrão de tiras incorruptíveis para acabar com o mafioso. Os policiais, liderados pelo veterano de guerra John O’Mara (Josh Brolin) agirão à margem da lei, praticamente invisíveis, sabotando os negócios ilícitos de Cohen. A formação do grupo é igualzinha a de “Os Intocáveis”. O policial galã, o centrado, o nerd, o veterano. Chega a ser irritante.

Tudo é tão clichê. O galã tem no papel Gosling, que com carinha de anjo, consegue andar no submundo sem ser incomodado e ainda arranja tempo para engatar um romance proibido com a mulher de Cohen, a bonitinha Grace (Emma Stone, de Histórias Cruzadas) e com o visual à lá Jessica Rabit, mas sem a mesma sexualidade. É impressionante como um elenco tão expressivo conseguiu entregar atuações tão fracas e caricatas.

Cotação: ruim
Chico Izidro

No comments: