Tuesday, February 19, 2013

“As Aventuras de Tadeo”



Tadeo é uma espécie de Indiana Jones criado pelo espanhol Enrique Gato em meados da década passada..... Mas na realidade, o garoto que sonhava em ser um arqueólogo famoso, perdeu-se no meio do caminho, tornando-se apenas um pedreiro em Chicago, tendo como único amigo um travesso cão. Mesmo assim, por um equívoco, ele acaba parando no Peru na animação “As Aventuras de Tadeo”, dirigido por Enrique Gato.

Em terras peruanas, Tadeo vai se encantar pela bela Sara, filha de um notório professor, que está sumido, e de um papagaio mudo. Juntos, tentarão evitar que um grupo de mercenários se aposse de um tesouro maia.

A animação, cujos personagens lembram o formato da turma do “Guerra dos Vegetais” e “A Fuga das Galinhas”, é por isso muito bem trabalhada, e realizada na Espanha, não deixa nada a dever aos estúdios americanos ou ingleses. O problema é que dirigida para o público infantil, acabe sendo um festival de estereótipos preconceituosos. O ajudante de Tadeo e Sara é Freddy, um nativo baixinho, narigudo, servil, preguiçoso e que não poupa mentiras para se dar bem financeiramente com os turistas. E a jovem Sara, mesmo também sendo do país sul-americano, tem traços fortemente europeus, afinal ela tem de enlaçar um romance com o herói. E esses preconceitos acabam por macular a boa animação.

Cotação: regular
Chico Izidro

No comments: