Friday, January 25, 2013

"O Resgate"

Meu deus, Nicolas Cage perdeu totalmente o rumo de sua carreira, que tem um Oscar na estante, com "Despedida em Las Vegas". O sobrinho de Francis Ford Coppola agora estrela a bomba "O Resgate", dirigido sem muita, talvez nenhuma seriedade por Simon West (Os Mercenários 2). Cage é o ladrão de bancos Will Montgomery, que passa oito anos mofando na cadeia após um assalto ter sido frustrado. Tivesse dado certo, ele e seus comparsas teriam embolsado 10 milhões de dólares. E é esta quantia que o seu ex-parceiro e ex-melhor amigo Vincent (Josh Lucas) acredita que Will escondeu.

O cara perdeu a perna direita, tem os dentes podres, uma vasta cabeleira desgrenhada e suja, o corpo repleto de tatuagens, endureceu o coração e consegue com seu visual até assustar os filhos adultos do dono da firma de táxi onde trabalha. Além de tudo, para tentar ficar com a grana que acredita existir, sequestra a filha de Will Montgomery (a totalmente insossa Sami Gayle). Ou seja, no dia do Mardi Grass, o carnaval de Novas Orleans (a cidade serviu como cenário para a produção, ainda na campanha pela sua recuperaçao econômica após a tragédia provocada pelo furacão Katrina em 2005), Will tem três horas para obter os tais 10 milhões de dólares ou sua filha será morta. Então Will corre em desabalada carreira pela cidade, e sendo perseguido por agentes atrapalhados do FBI, que também acreditam ter ele escondido a grana antes de ser preso quase uma década antes.

"O Resgate" anda por caminhos constrangedores, repletos de furos de roteiro, de sequência, com cenas completamente inverossímeis, outras risíveis. Numa, a garotinha consegue digitar o número de emergência nos EUA, o 911, enfiando dois dedos por detrás de um banco de um táxi. Noutra, Will rouba um banco de segurança máxima com uma furadeira em menos de cinco minutos e leva metade do ouro, que é derretido em segundos. Nada funciona no filme, com atuações toscas. Cage segue a cartilha correria, caretas e um terrível implante de cabelos. O vilão de Josh Lucas não poderia ser mais caricato, exagerado em suas falas e feições. Não fosse Nicolas Cage como ator principal, "O Resgate" talvez nem chegasse à tela grande.

Cotação: ruim
Chico Izidro

No comments: