Thursday, February 13, 2014

"Caçadores de Obras-Primas"


"Caçadores de Obras-Primas", dirigido por George Clooney, é baseado em fatos reais, ocorridos nos estertores da II Guerra Mundial. O filme é baseado no livro de Robert M. Edsel "The Monuments Men: Allied Heroes, Nazi Thieves, and the Greatest Treasure Hunt in History" (ainda sem tradução no Brasil), mas traz detalhes encontrados também no livro "Europa Saqueada", de Lynn H. Nicholas. Durante o conflito, os nazistas fizeram uma limpeza completa nas obras de arte no Velho Continente. Hitler sempre foi um amante da arte, ele mesmo quis entrar na Academia de Artes de Viena, sendo rejeitado duas vezes. E tinha como objetivo criar o maior museui do mundo em sua terra natal, Linz, na Áustria. Por isso, onde as tropas germânicas passavam, dilapidavam os museus e as coleções particulares, principalmente de judeus, que depois seriam exterminados.

Então o exército americano decide criar um grupo de conhecedores de arte para percorrer a Europa e recuperar as peças, muitas levadas por Hermann Goering, ministro da aviação nazista, e dono de uma coleção particular gigantesca em sua mansão, Carinhall. O filme resgata a luta incessante destes homens, conhecidos como Monument Mens, ou Homens Movimentos, aliás, o título original do longa metragem, estrelado pelo próprio George Clooney, como Frank Stokes, o líder do grupo, Matt Damon, John Goodman, Jean Dujardin e Cate Blanchett, que interpreta Claire Simone, personagem real que trabalhava em Paris, no Louvre, e vendo os nazistas levarem milhares de obras da cidade para a Alemanha. Ela fazia o papel de colaboradora, mas na realidade trabalhava para a Resistência Francesa, e catalogou em um caderno todas as obras saqueadas pelos germânicos.

"Caçadores de Obras-Primas" é um filme simples, sem muitas invenções, e por isso mesmo de fácil compreensão e assimilação.

Cotação: bom
Chico Izidro

No comments: