Thursday, February 20, 2014

"Inside Llewyn Davis: Balada de um Homem Comum"


Llewyn Davis é um cantor de folk, ritmo predominante no underground de Nova Iorque no começo dos anos 1960. Ritmo, aliás, que consagrou Bob Dylan. E Davis (Oscar Isaac) quer viver de sua arte no filme "Inside Llewyn Davis: Balada de um Homem Comum", dirigido por Joel e Ethan Coen. Apesar de ter talento, o protagonista é um looser. Um pé rapado idealista, que não tem onde cair morto. Davis passa cada noite no sofá de um amigo diferente, gravou um disco que ninguém comprou. Tudo na sua vida dá errado, e ele começa a pensar em desistir de tudo, e voltar a trabalhar na Marinha Mercante, mas até nisso não consegue, após ter sua documentação extraviada.

Davis é tão azarado, que até mesmo engravida Jean Berkey (Carey Mulligan), que é mulher de seu melhor amigo, Jim (Justin Timberlake). E ela não se mostra nenhum pouco contente em ter se envolvido com Davis, e deseja abortar. E claro, ele terá de bancar o aborto, mesmo contando as migalhas do bolso. Jim, sem saber, também tenta ajudar Davis, o contratando para participar de uma sessão de gravação de uma músicas comercial. Afinal, todo mundo precisa de uns trocados. Davis, a princípio, se questiona se deve mesmo tocar, mas o dinheiro fala mais alto, mesmo que ele ache a música uma bobagem monumental.

Llewyn Davis é inspirado no músico Dave Van Ronk, que viveu aqueles anos conturbados no Greenwich Village e fez amizade com vários músicos, entre eles Bob Dylan. Só que Van Ronk jamais conseguiu atingir o estrelato.

Cotação: ótimo
Chico Izidro

No comments: