Thursday, June 12, 2014

"Oldboy - Dias de Vingança"

Spike Lee não foi muito feliz na refilmagem do clássico sul-coreano "Oldboy", filmado por Chan-wook Park em 2003. A história gira em torno de vingança, e não poupa cenas de violência explícita. Mas se no original, o personagem principal não achava tantas facilidades para chegar aos seus algozes, na nova versão, ele vai desvendando o quebra-cabeças de uma forma fácil, que chega a ser absurda.

Joe Ducett (Josh Brolin) é um pai descuidado, irresponsável e alcoolatra. Na noite do aniversário de sua filha pequena, de três anos, ele toma um porre, e acaba sendo aprisionado. Joe passa 20 anos preso dentro de um apartamento, sem saber o motivo. No quarto há uma tevê, onde no noticiário ele vê que a sua ex-mulher foi assassinada e sua filha adotada por outra família. E ele é o suspeito do assassinato. Em sua via-crúcis, acaba sofrendo uma transformação, começando a cuidar melhor do físico e da mente, para quem sabe quando for solto, ir atrás de quem lhe colocou lá dentro e tentar provar sua inocência. Quando é solto, Joe parte em busca de seu captor, auxiliado pela assistente social Marie (Elizabeth Olsen). No caminho, vai desferindo golpes de martelo em homens que tentam pará-lo.

A trama, porém, tem tantos furos, que fica difícil acreditar em como Spike Lee foi tão descuidado na produção deste filme. Porém, Josh Brolin está muito bem no papel de um homem atormentado, que tenta se redimir depois de tanto tempo de provação.

Cotação: regular
Chico Izidro

No comments: