Thursday, June 12, 2014

"Tim Lopes - Histórias de Arcanjo"

O gaúcho Tim Lopes tem sua trajetória contada no ótimo documentário "Tim Lopes - Histórias de Arcanjo", dirigido por Guilherme Azevedo e
Bruno Quintella, que é filho do jornalista. Como é conhecido, o repórter da Rede Globo foi assassinado por traficantes em 2002, na Vila Cruzeiro, no Rio de Janeiro, enquanto investigava a exploração sexual de adolescentes e a venda de drogas em bailes funk. "Tim Lopes - Histórias de Arcanjo" revisita os passos que culminaram na morte dele. Quntella aparece como personagem do documentário, entrevistando pessoas que conviveram com seu pai, e até mesmo o delegado responsável pelas investigações do assassinato. Mas não é só isso.

O filme também analisa a trajetória de Tim Lopes antes de trabalhar na televisão, como repórter investigativo na imprensa escrita nos anos 1970. Ele era um jornalista que vivia o personagem. Ou seja, para cobrir a vida de operários que trabalharam nas obras do metrô do Rio, trabalhou como um deles, passando pelas mesmas dificuldades. Quando já estava na Globo, não aparecia na tela. Tim Lopes investigava os fatos e então depois de apurados os dados, passava-os para um repórter, que completava o material.

Cotação: ótimo
Chico Izidro

No comments: