Wednesday, June 04, 2014

"Um Episódio na Vida de um Catador de Ferro-velho"

A penúria grassa forte no leste europeu, ainda mais para os ciganos, desde sempre vítimas do preconceito racial. Em "Um Episódio na Vida de um Catador de Ferro-velho", dirigido por Danis Tanovic, são reconstituídos momentos vividos pelo cigano Nazif. Ele sustenta a mulher, Senada, e as duas filhas, como catador de ferro-velho. Vive numa aldeia bósnia miserável, onde o inverno castiga terrivelmente.

Em determinado dia, Senada sente fortes dores, e começa a ter uma hemorragia. Ao ser levada para o hospital, é diagnosticado que o bebê que ela esperava, está morto, e ela tem de ser operada para retirar o feto. Só que a família não tem seguro e a cirurgia custa 980 marcos, a moeda do país. Quantia simplesmente fora da realidade para Nazif. Então começa uma batalha para ele salvar a vida de sua mulher, que sofre com dores terríveis, e não consegue mais fazer nada em casa, a não ser ficar deitada no sofá.

"Um Episódio na Vida de um Catador de Ferro-velho" é encenado pela própria família que sofreu com as agruras que viveu num país, que apesar de europeu, miserável e sem condições de dar uma vida ideal para seus cidadãos. Qualquer semelhança com o Brasil não é mera coincidência.

Cotação: ótimo
Chico Izidro

No comments: