Wednesday, May 17, 2017

“Corra!” (Get Out)




O filme começa com um rapaz negro caminhando por uma rua escura em um bairro branco. Ele conversa ao telefone e vai ficando nervoso. Segundos depois leva uma pancada na cabeça e é colocado em um carro. Eis um longa de terror. Então se passam meses, e aparece um casal inter-racial, o fotógrafo negro Chris (Daniel Kaluuya) e a jovem Rose (Allison Williams). Eles combinam de passar o final de semana na casa dos pais dela, mas a garota não falou que o namorado é afro-americano. Mas ele não deve se preocupar, pois os pais dela são liberais e votaram em Obama. Parece uma comédia romântica.

Eis o filme “Corra!” (Get Out), dirigido pelo comediante Jordan Peele. E logo a obra começará a dar sinais de que algo é diferente. Ao chegar na bela mansão dos Armitage, formado pelo neurocirurgião Dean (Bradley Whitfortd) e a psicóloga Missy (Catherine Kenner), adepta do hipnotismo. Chris não se sentirá discriminado, mesmo que as conversas do casal pareçam um pouco forçadas. Mas tudo parece tão certinho, tão politicamente correto. De diferente na casa, os empregados são negros e parecem não se sentirem confortáveis com a presença do fotógrafo ali – talvez por ele ser tratado como uma visita, enquanto que eles são nada mais que criados, lançando olhares estranhos para Chris.

“Corra!” é uma versão modernizada e de terror do clássico protagonizado por Sidney Poitier em 1967, “Adivinhe Quem Vem Para Jantar?”, um libelo contra o segregacionismo. Ali Sidney Poitier era um negro que aparecia na casa de Katherine Hepburne e Spencer Tracy, pais da sua noiva, que em princípio ficam em choque, mas aceitam o genro – médico e bem-educado.
Chris também é culto, bem nascido, mas desconfiado. Por mais que seja bem recebido, escute elogios, algo está errado naquela mansão. E isso o incomoda demais.

O filme acaba discutindo o racismo de forma até leve, e divertido – em certo momento um dos personagens solta a pérola “o negro está na moda”. E pelas tantas, some o romance e se junta ficção científica ao terror presente. Mas não dá para contar aqui o que se sucede sem dar spoiler. Mas que é um filme assustador e que faz pensar, ah, sem dúvida.


Duração: 1h44min

Cotação: ótimo
Chico Izidro


No comments: