Thursday, July 06, 2017

"Galeria F"




“Galeria F”, dirigido por Emília Silveira, analisa os duros anos da Ditadura Militar, que duraram 21 anos no Brasil, de 1964 a 1985, sob a ótica de um preso político, Theodomiro Romeiro dos Santos, ex-militante do Partido Comunista Brasileiro Revolucionário (PCBR) e a única pessoa condenada à morte na história republicana do país, por ter matado aos 18 anos um dos policiais que tentava prendê-lo.

Ao lado do filho mais velho, Guga, Theodomiro visita as prisões onde foi encarcerado e relata como protagonizou uma das fugas mais incríveis naquele período triste. Os dois vão ao interior baiano, passando pelo Cemitério Campo Limpo em Ilhéus, pela fazenda Boa Esperança em Canavieiros, pela fazendo Olhos d’água em Itabebi, por Vitória da Conquista e pelo centro de tortura Forte do Barbalho em Salvador, percorrendo um total de 1277 quilômetros. Durante a viagem, Theo ainda encontra antigos colegas de guerrilha e outros com quem esteve preso e os que ajudaram em sua fuga para escapar do carrasco.

Um de seus grandes inimigos era o então governador da Bahia, Antônio Carlos Magalhães, o Toninho Malvadeza, que aparece dando entrevistas à Rede Globo, onde fala dos esforços dos militares e policiais em recapturar Theodoro.

O documentário analisa nas lembranças de Theodomiro aqueles anos brutos, e que para ele começaram a pesar em 27 de outubro de 1970, ocasião em que foi preso e torturado. E constata ainda, de forma infeliz, que o período da Ditadura está oi foi esquecido. Em determinado momento, Theodomiro pega uma balsa e conversa com seus tripulantes, que não sabem que o Brasil foi vitimado por mais de duas décadas por brutalidade militar. E o que falta ainda é o outro lado, o dos milicos, que não dão sua versão dos acontecimentos. Mesmo que já saibamos o que eles irão falar...ou mentir...

Duração: 1h26min

Cotação: bom
Chico Izidro

No comments: