Thursday, July 13, 2017

"Soundtrack"



Por que algumas pessoas procuram o isolamento, o afastamento de semelhantes, e em lugares inóspitos? "Soundtrack", roteiro e direção da dupla Manitou Felipe e Bernardo Moura, conhecidos pelo apelido de 300ml, buscam na figura de um artista interpretado por Selton Mello tentar responder a algumas destas questões. E fazem um filme vigoroso, mas introspectivo e por vezes claustofóbico, e quase todo ele falado em inglês.

O artista fotográfico Cris (Selton Mello) se dirige até uma estação de epsquisa no Ártico para fazer um trabalho experimental: tirar fotos de si mesmo, as selfies, ouvindo músicas, para que em uma exposição que pretende realizar, as pessoas possam experimentar as suas mesmas sensações ao colocarem um fone de ouvido e apreciar suas fotografias.

O problema é que ele é visto com estranheza pelos habitantes da estação: o botânico brasileiro Cao (Seu Jorge), o especialista britânico em aquecimento global Mark (Ralph Ineson), o biólogo chinês Huang (Thomas Chaanhing) e o pesquisador dinamarquês Rafnar (Lukas Loughran). Que não levam a sério o projeto de Cris, afinal enquanto eles imaginam estar fazendo algo sério, o trabalho do visitante é visto como excentricidade.

Durante 12 dias, o período de visita de Cris, eles terão de tentar conviver e mostrar as diferentes visões sobre seus trabalhos. Selton Mello consegue apresentar um personagem por vezes depressivo, mas também irresponsável, por não aceitar algumas regras de sobrevivência do local. Mas o destaque vai para a interpretação de Ralph Ineson, o patriarca de "A Bruxa", como um homem no limite de suas emoções. Ele sente-se preso ao lugar, e afastado da mulher, grávida de seis meses. Os dois fazem um ótimo embate, que por vezes angustia.

Duração: 112 min

Cotação: ótimo
Chico Izidro

No comments: