Thursday, October 12, 2017

"Entre Irmãs"




"Entre Irmãs", é o novo filme de Breno Silveira (2 Filhos de Francisco; Gonzaga: De Pai pra Filho), e é baseado no livro "A Costureira e o Cangaceiro", escrito por Frances de Pontes Peebles. A trama, passada em Pernambuco na década de 1930, tem um pouco de tudo: cangaço, hipocrisia, homossexualismo, política, feminismo e por aí vai.

No filme vemos a vida de duas irmãs, Emilia (Marjorie Estiano) e Luzia (Nanda Costa), criadas pela tia no sertão nordestino. Elas trabalham como costureiras e sonham com uma vida melhor. Emilia é romântica e quer sair do vilarejo, e Luzia sofre por ter um braço deformado devido a uma queda de uma árvore quando criança.

Já adultas, acabam sendo separadas - Luzia é raptada pelo líder cangaceiro Carcará (Júlio Machado) e Emilia acaba conhecendo um rapaz da capital, Degas (Rômulo Estrela) e casando com ele, passando a morar em Recife, e viver em meio a alta sociedade conservadora recifense. E tudo permanecerá difícil para elas. Luzia convive com a violência diária e a fuga dos cangaceiros pelo sertão, escapando da polícia. E sua irmã se vê envolta num casamento de mentira.

O dia a dia das duas é mostrado paralelamente, opção que funciona totalmente, dando um ritmo excepcional ao longa, que tem quase três horas de duração. Alguns momentos são marcantes - como quando o sogro de Emilia faz uma experiência genética nela, mostrando como o "homem branco" é superior ao "matuto" interiorano. Ou quando ela descobre o segredo de seu marido Degas. E até mesmo o seu envolvimento com a nova amiga, a bela Lindalva (Leticia Colin). Um filme, sem querer exagerar, digno de Oscar.

Duração: 2h45min

Cotação: ótimo
Chico Izidro

No comments: