Thursday, October 26, 2017

O Formidável (Le redoutable)



O diretor Michel Hazanavicius, que já havia homenageado o cinema coim o oscarizado "O Artista", volta mais uma vez seu olhar para a sétima arte, no caso falando sobre um de seus maiores cineastas, o conterrâneo francês Jean-Luc Godard, um dos ícones da Nouvelle Vague, ao lado de François Truffaut, em "O Formidável (Le redoutable). O longa fala de um período específico do diretor de "Acossado", "O Desprezo" e "Je Vous Salue Marie". No caso o ano de 1967, quando ele lançava "A Chinesa".

Godard, aqui é visto como uma pessoa egocêntrica, fria e arrogante, mas ao mesmo tempo apaixonado pela atriz principal de "A Chinesa", que viria a ser a sua esposa, Anne Wiazemsky (Stacy Martin). Hazanavicius mostra uma Paris conturbada, se aquecendo para os protestos de 1968. Godard, interpretado por Louis Garrel, fisicamente muito semelhante ao diretor, e que tem de encarar situações por vezes estranhas e controversas. Muitos personagens surgem em cena, ora xingando seu filme, ora o elogiando. Hazanavicius filma com propriedade as manifestações de rua na capital francesa e as reuniões nas faculdades.

Godard não é um sujeito de fácil convivência - pelo menos é o que é mostrado em "O Formidável". Aos poucos ele vai matando o relacionamento com sua esposa, se mostrando distante, arrogante, o dono da verdade. O filme tem momentos sérios, mas também abre espaço para a comédia, principalmente nas sequências em que Godard vê seus óculos serem quebrados, seja por tombos, pisões.

"O Formidável" é um longa divertido e que faz rir através de situações inusitadas. E o que colabora ainda são as atuações excepcionais de Louis Garrel, que evoca o ser azedo, irônico e cheio de desprezo que era Godard, e Stacy Martin, com um jeitinho doce e dellicado, e que também se assemelha em muito a atriz de "A Chinesa", Anne Wiazemsky.

Duração: 1h42min

Cotação: ótimo
Chico Izidro

No comments: