Friday, January 26, 2018

"Sem Fôlego" (Wonderstruck)




Baseado no livro homônimo de Brian Selznick, autor de A Invenção de Hugo Cabret, "Sem Fôlego" (Wonderstruck), direção de Todd Haynes, mostra, simultaneamente, as histórias de duas crianças com deficiência auditiva, Rose (Millicent Simmonds) e Ben (Oakes Fegley). Uma nos anos 1920 e a outra cinquenta anos depois.

A garota sofre com uma educação rigorosa longe da mãe na década de 1920, Ben vive a angústia de não saber quem é seu pai, nos anos 1970. Dispostos a arrumar as suas vidas, decidem partir para Nova Iorque atrás de respostas e vivem jornadas distintas até que, em certo ponto, as suas vidas vão se cruzar.

A trama ganha ainda mais força por causa de desenhos com estética dos filmes mudos da segunda década do século passado, mostrados na trajetória da garota.
Já a trajetória de Ben ganha contornos mais atuais, mostrando numa excepcional reconstituição de época a cidade nos anos 1970, com sua agitação, os bairros negros - Ben acaba fazendo amizade com um garoto negro, Jamie (Jaden Michael) que o ajudará em sua busca.

A história das crianças é mostrada com sensibilidade e cuidado, e nunca apelando. Também é muito forte a presença de Michelle Williams e Juliane Moore.

Duração: 1h57min

Cotação: ótimo
Chico Izidro

No comments: